O mundo dos negócios está em constante movimento e evolução. Ao passo que as tecnologias vão avançando, novas ideias vão surgindo e as formas de produzir, vender e comprar produtos também vai se modificando.
Atualmente, duas novas formas de negócio vem fazendo sucesso e trazendo mais lucratividade para as empresas: o Private Label e o White Label.
No texto de hoje você vai poder entender melhor as especificidades de cada um destes modelos, as principais vantagens que seus adeptos conseguem ter e como elas funcionam na prática.
Private Label
Ela está sendo comumente usada por empresas com o objetivo de cortar custos e aumentar a lucratividade.
Na prática, o Private Label trata-se da produção de um determinado produto por uma empresa que, mais tarde, vende sob demanda estes produtos para outra.
Desse modo, ao produzir, a empresa fabricante acaba colocando o rótulo da compradora, que só terá a função de lança-lo ao mercado. A prática é muito comum, atualmente, em supermercados. Neste caso, eles compram os produtos já prontos e colocam neles a sua própria marca.
Vantagens para quem vende
As empresas que fabricam acabam vendendo por demanda. Desse modo, o gasto com recursos se torna mais previsível, além da ausência da necessidade de vender os produtos no varejo.


Da mesma forma, há a possibilidade de atender vários clientes, de diversos segmentos. Sendo assim, a empresa terá seus produtos expostos nos mais variados locais.
Vantagens para quem compra
Quem compra de empresas Private Label acaba por se livrar de todo o ciclo de produção. Isso porque, para elas, fica apenas a parte de receber o produto pronto, empacotado, e coloca-lo a venda.
Além disso, o número de fornecedores é reduzido, não há custo com produção e o foco pode se concentrar totalmente nas vendas.

White Label
O White Label tem uma proposta bastante semelhante a do Private Label. Da mesma forma, uma empresa produz um produto e o vende para a empresa que irá de fato vende-lo.
No entanto, na White Label, a empresa compradora é a responsável por imprimir sua marca nos rótulos. Justamente daí vem o nome do modelo de negócio.
Além de imprimir a marca do rótulo do produto comprado, as empresas compradoras são responsáveis por todo o trabalho de marca.
Outra diferença é a exclusividade de distribuição. No Private Label, a distribuição é exclusiva para a marca compradora. Por outro lado, no White Label, não há exclusividade de fornecimento.
As vantagens para quem compra são exatamente as mesmas das encontradas no Private Label. Porém, para quem vende, neste caso há a possibilidade de fornecer para mais clientes, aumentando o faturamento, por exemplo.
A Energy
A Energy é uma empresa fundada no ano de 1989, e surgiu a partir da expertise da exportação de commodities. Ao surgir, a empresa se especializou em empacotar e exportar produtos como açúcar, via contêiner.
A empresa, aliás, foi a primeira no Brasil a exportar açúcar desta forma.
Desde 2012 a Energy conta com o CDE, o Centro de Distribuição Energy. Nele a empresa empacota seu próprio açúcar e também os produtos de outras marcas, Private Label ou White Label.