Todas as empresas precisam ter um setor de compras competente e funcional. No entanto, quando falamos do varejo, e principalmente de um supermercado, essa necessidade fica ainda mais intensa.
É este o setor responsável por garantir bons negócios com os fornecedores, um estoque equilibrado e a aquisição dos melhores produtos para a proposta do supermercado em que atua.
Desse modo, para promover uma gestão eficaz neste setor, é fundamental contar com profissionais capacitados e, principalmente, dar a eles ferramentas que ajudem no dia a dia.
Pensando nisso, no texto de hoje você vai ver 5 benefícios que as ferramentas podem trazer para a gestão do setor de compras no supermercado!
A gestão das compras no supermercado
É uma das atividades mais importantes para um supermercado. Através dela é possível garantir que os produtos sejam adquiridos e estejam sempre em estoque. Ou seja, este é um setor estratégico. Isso porque está diretamente atrelado às margens de lucro do supermercado.
Existem 3 pontos-chave da gestão de compras de um supermercado:
- Estoque;
- Tributação;
- Negociação com fornecedores.
Sendo assim, o sinônimo de um setor de compras eficaz é a manutenção da qualidade em suas principais operações, que pode ser alcançada com a ajuda das ferramentas.
Os benefícios das ferramentas para os compradores de supermercado
Com impacto direto na rentabilidade do setor, na otimização de tempo e resultados, as ferramentas podem mudar o dia a dia de um profissional de compras. Elas ajudam nas seguintes tarefas:
- Controlar os pedidos de compra
- Realizar cotações online
- Conhecer o fornecedor
- Ferramenta de e-procurement
- Sistema de ERP
Controle dos pedidos de compra
O controle dos pedidos de compra é fundamental tanto para quem utiliza ferramentas quanto para quem não as utiliza. No entanto, uma ferramenta que auxilie nesta atividade pode trazer mais eficácia e assertividade nos trabalhos.
Nos pedidos, existem diversos dados que precisam ser gerenciados. Por isso, deixar esta atividade à cargo da tecnologia pode ser uma boa ideia.
Algumas das principais informações base que precisam constar no seu pedido de compra são:
- Fornecedor;
- Data de emissão do pedido de compra;
- Previsão de chegada;
- Qual o prazo de entrega;
- Especificações do produto;
- Validade da mercadoria;
- Quantidade comprada;
- Quantidade em estoque;
- Valor individual dos produtos;
- Valor total;
Realização de cotações online
Otimização é uma palavra que vem ganhando destaque em todos os âmbitos profissionais.
A velha máxima “tempo é dinheiro” acaba se confirmando em muitos momentos. Por isso, facilitar a realização de cotações é fundamental.
Utilizar ferramentas que dispensem o uso de telefone e avaliar com qualidade cada fornecedor pode trazer resultados excelentes e com agilidade.
A tecnologia é capaz de compreender padrões e computar todas as pesquisas anteriores. Desse modo, os melhores caminhos são demonstrados e os compradores podem dedicar seus esforços a atividades mais importantes ou urgentes.
Conhecer o fornecedor
A análise dos fornecedores é sempre importante.
Como dito no item acima, a tecnologia é capaz de demonstrar a forma com que seus fornecedores atuam, te permitindo conhece-los cada vez mais.
Portanto, é possível estreitar relações com os fornecedores que possuem comportamento próximo ao que você deseja e obter negociações sempre interessantes para o seu supermercado.
Possuir uma ferramenta e-procurement
O e-procurement é o e-commerce voltado ao B2B. Ou seja, ele é a “plataforma” de compra e venda de produtos entre empresas.
Mas não é só isso.
Sua atuação contempla todas as etapas de uma transação. Desde a prospecção até o fechamento da compra.
Através dele é possível padronizar atividades importantes como os ciclos de mercadorias e compras, evitando rupturas. Além disso, ele também promove transparência nos processos, agilidade e redução de custos.
Sistema de ERP
Um sistema de ERP adequado para o varejo é a ferramenta ideal para um setor de compras de um supermercado.
Ele pode ajudar nos mais diversos processos, padronizar atividades, gerar relatórios, prover informações e muito mais.
Algumas das ferramentas promovem benefícios interessantes, e estão dentro dos principais sistemas de ERP. Alguns dos benefícios, por exemplo são:
- Evitar que haja falta de mercadorias;
- Verificar as melhores condições entre os fornecedores;
- Efetuar a Negociação de Compra com o fornecedor;
- Avaliar as pendências de um fornecedor antes de efetuar uma nova compra;
- Efetuar a conferência dos Produtos Pedidos x Produtos Recebidos.
A tecnologia como aliada
Podemos perceber que os avanços tecnológicos vieram para somar. Isso porque, cada vez mais ficam claros todos os benefícios trazidos por ele.
Desse modo, é importante buscar os melhores resultados para um dos principais setores de um supermercado, o de compras, através de sistemas e ferramentas que, comprovadamente, fazem a diferença na sua gestão.
Continue lendo dicas e conteúdos voltados ao setor de compras dos supermercados! O blog da Energy tem diversas matérias interessantes.
Mantenha-se informado sobre como manter um bom trabalho no momento atual e clique aqui para conferir agora “O impacto do coronavírus no varejo: 8 dicas para sedimentar uma boa relação com os fornecedores na pandemia”.