Todas as esferas das nossas vidas estão sofrendo o impacto do coronavírus. Muitos países aderiram a quarentena, visando achatar a curva de contágio. Desse modo, as pessoas passam basicamente todo o tempo dentro de casa, saindo apenas para o essencial. Assim, o menor número de pessoas na rua impacta diretamente a economia, principalmente os estabelecimentos do varejo.
Por isso, o hábito de compra dos consumidores passou, e o setor varejista está se transformando constantemente para se adaptar aos novos cenários.
No texto de hoje você vai conhecer 8 dicas importantes, que te ajudarão a continuar trabalhando de forma agradável com seus fornecedores em meio à pandemia.
A exigência atual no varejo
Um estudo da KPMG sobre as tendências que afetarão o setor de varejo e a indústria nos próximos anos na América do Sul revela que a exigência nesse ambiente cresceu. As pessoas estão mais conectadas, informadas, exigentes e conscientes. Dessa forma, o desafio para manter boas relações com consumidores e fornecedores é ainda maior.
De forma geral, a tecnologia se mostrou grande aliada neste momento, e também foi adotada no varejo, permitindo mais facilidade e eventualmente o estreitamento das relações.
1 – Foco no ser humano
Obviamente, a sua empresa compra de outras empresas por fatores como o preço, a qualidade dos produtos, a vendabilidade daqueles produtos, por exemplo. No entanto, o momento é de valorizar as relações humanas, com mais compreensão e empatia, é claro, sem deixar as necessidades e os objetivos mercadológicos de lado.
Neste momento todos nós estamos sendo afetados, todos estamos enfrentando os mesmos riscos e com o mesmo objetivo. Por isso, entenda que do outro lado também existe uma pessoa preocupada, tanto com o trabalho quanto com aspectos pessoais.
2 – Boa experiência e lealdade
Ao fechar negócio com um fornecedor todos esperam lealdade. Mas como dito no tópico anterior, o momento é diferente. Por isso, manter um contato amistoso, que causa uma boa impressão, pode ser diferencial.
3 – Gere confiança, ganhe confiança
A sensibilidade pode ser a alma do negócio. Por isso, aproveite o momento para transmitir confiança aos seus fornecedores e abra portas para que eles transmitam a confiança deles também.
Apesar de todo o caos, este é um momento que pode ser de definição, por ser delicado.
Agora é a hora de aproveitar para entender como seus fornecedores gerem crises, como eles lidam com situações adversas como essa.

4 – Um modelo de negócio eficiente e ético
Eventualmente, as empresas do varejo terão de adaptar seus modelos de negócios, tanto os voltados para os clientes quanto a forma de lidar com as empresas fornecedoras.
Portanto, se essa necessidade surgir, esteja atento para construir estruturas funcionais e éticas, lembrando da lealdade, confiança e experiência com aqueles que farão parte das estratégias.
5 – Novas ferramentas e criatividade
Sabemos que economizar é um dos primeiros mandamentos para um momento como o que atravessamos. Por isso, a criatividade não só pode, como fará, toda a diferença.
Do ponto de vista da venda, o varejo vem se transformando tecnologicamente. Hoje, essa é a principal forma de venda, e isso é uma tendência.
No entanto, no ponto de vista da compra ainda há muitas possibilidades a serem exploradas, que vão facilitar o seu dia a dia e dos seus fornecedores também.
Não tenha medo de adotar novas ferramentas e criar novas formas de trabalhar. O momento pede transformações, então transforme!


6 – O momento é de união
Como já dito, todas as empresas estão vivendo os mesmos efeitos, todos estão sob pressão e encarando uma crise difícil. Por isso, criar parcerias com colaboração e cooperação pode ser fundamental.
O dia a dia de quem lida diretamente com fornecedores está pautado nas relações. Portanto, a possibilidade de estreita-las agora e levar um contato mais próximo para o futuro pode ser um ótimo negócio.
7 – Otimize a sua cadeia de suprimentos
Otimizar, por definição, é “criar condições mais favoráveis; tirar o melhor partido possível de algo”.
Por mais que o momento seja complexo, há muito o que podemos melhorar.
Portanto, analise qual será a forma adequada de organizar sua cadeia de suprimentos e busque alternativas que possam otimiza-la, desde o ponto de vista da produtividade até o econômico.
8 – Faça bom proveito dos dados
Registrar todas as ações e mudanças nesse momento podem fazer toda a diferença em como o varejo irá se estruturar no futuro. Portanto, documente tudo o que acontecer, organize os dados e utilize-os como informação útil para guiar decisões e remodelar a sua forma de trabalhar quando tudo voltar ao normal.
Diversos países estão enfrentando o coronavírus. Alguns já estão próximos de voltar a normalidade, outros já decretaram o fim da quarentena, e certamente a vez do Brasil também irá chegar. Até lá, vamos nos adaptando e transformando para seguirmos adiante.
E lembre-se! Lave as mãos com frequência, só saia de casa quando necessário. Assim você cuide de si mesmo, da sua família e de todos.
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