Vivemos num mundo onde a exigência por qualidade é cada vez maior, tanto dos consumidores finais quanto das empresas de varejo que vendem os produtos, como supermercados e outros comércios. E quando falamos de alimentos, essa exigência é ainda maior. E justamente por isso, existe a ISO 22000.
Você com certeza já ouviu falar sobre as certificações ISO, da sigla International Organization for Standardization. Ou seja, Organização Internacional de Padronização ou Normalização.
Elas são concedidas à empresas a partir de rigorosos processos de auditoria, garantindo, então, que as atividades desenvolvidas ali estão de acordo com as normas.
Vale lembrar que existem vários tipos de ISO, como a 14000, que estabelece diretrizes para garantir a boa implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas, por exemplo.
Mas no universo das indústrias alimentícias, a principal certificação é a ISO 22000. E hoje você vai conhecer um pouco mais dela e entender porque ela é tão importante nas empresas que vendem alimentos. Além disso, você também verá como ela ajuda a garantir a qualidade dos alimentos comprados por supermercados e afins. Boa leitura!
O que é a ISO 22000?
Trata-se de uma norma internacional, responsável por definir os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos. Ela abrange todos os envolvidos na cadeia alimentar, desde as plantações até a mesa do consumidor final. Além disso, ela também inclui organizações que não estão diretamente ligadas à produção alimentícia, mas fazem parte do processo de alguma forma. Por exemplo, os produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.
A ISO 22000 também auxilia as empresas que buscam seu sistema de gestão de qualidade (ISO 9001) e o sistema de gestão de segurança de alimentos.
Dentro desta norma, estão pontos fundamentais para a garantia da segurança dos alimentos ao longo de de toda a cadeia. Alguns deles são:
- Comunicação entre os envolvidos, dentro das empresas e entre elas;
- Gerenciamento de sistema;
- Controle de riscos de segurança de alimentos;
- Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos.
Essa é a base do conteúdo da ISO 22000:
O conteúdo da ISO 22000:2005
- Boas Práticas ou Programas de Pré-Requisitos (PPRs) do Sistema APPCC/ HACCP;
- Implementação do sistema APPCC/HACCP de acordo com os princípios estabelecidos pela Comissão do Codex Alimentarius (programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e da Organização Mundial da Saúde);
- Sistema de gestão baseado nos princípios de melhoria contínua.
O que é HACCP?
Também voltada para a segurança alimentícia, é uma outra abordagem sistemática que visa garantir alimentos seguros aos consumidores, sob o ponto de vista sanitário. A sigla representa Hazard Analysis and Critical Control Point. Traduzida para o português, ela é chamada de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Algumas cláusulas da ISO 22000
É possível entender melhor a ISO 22000 na prática analisando algumas de suas cláusulas.
Sistema de gestão de segurança de alimentos
A cláusula 4. Especifica os requerimentos gerais e requerimentos de documentação para o sistema de gestão de segurança alimentar, como por exemplo:
- Garantir que os perigos para a segurança dos alimentos, que estão dentro das expectativas, sejam identificados, avaliados e controlados de forma a que os produtos não prejudiquem o consumidor;
- Repassar informações relevantes relacionadas a questões de segurança de produtos a toda cadeia alimentar;
- Documentar a política de segurança alimentar e seus objetivos;
- Documentar procedimentos e registros exigidos por este Padrão Internacional;
Responsabilidade de gestão
A cláusula 5. Ela diz que a alta gestão precisa deixar claro o seu compromisso com a gestão de segurança alimentar, no desenvolvimento, implementação e melhoria contínua, por exemplo. Algumas ações são:
- Apoiar os objetivos comerciais da empresa;
- Comunicar à toda empresa a importância de atender este padrão internacional;
- Cumprir os requisitos legais, regulamentares e dos clientes relacionados à segurança alimentar;
Gestão de recursos
Abordada na cláusula 6, a gestão eficaz e contínua de todo o sistema é resultado da utilização dos recursos corretos para o cumprimento da tarefa.
Ou seja, apostar em funcionários competentes, com treinamentos adequados, serviços de apoio, conscientização e comunicação.
Planejamento e produção de produtos seguros
Esta é a cláusula 7. Ela diz que é responsabilidade da empresa planejar e desenvolver os processos necessários para que os alimentos sejam produzidos de forma segura.
Ela deve implementar, operar e garantir a efetividade das ações, além de documentar suas eventuais mudanças.
A ISO 22000 e o varejo
Nós sabemos que a grande maioria das indústrias alimentícias não vendem seus produtos diretamente ao consumidor final, mas sim para supermercados e outros tipos de negócios que passam os produtos adiante.
Desse modo, ao procurar um fornecedor, os supermercados e afins podem se utilizar da ISO 22000 e das diversas outras para garantir a qualidade dos produtos que está comprando e, futuramente, venderá.
Assim, fica mais fácil compreender quais empresas estão, de fato, preocupadas em alimentar a população com qualidade e procedência e, principalmente, de colocar em suas prateleiras os melhores alimentos.
A Energy, fornecedora de açúcar, possui as certificações ISO 22000 e HACCP. E, além delas, conta com o Registro FDA e o Certificado Kosher. Assim, demonstramos nossa preocupação em fazer chegar na mesa dos consumidores o melhor açúcar possível!
Acesse o nosso site e conheça mais sobre a Energy!