No dia a dia da gestão de compras, diversas tarefas e processos são executados. E, dentre todos eles, a cotação de preços se destaca como uma das atividades mais importantes.
Diretamente ligada aos resultados da empresa no fim do mês e a sua saúde financeira, é preciso competência e conhecimento para realizar boas cotações de preço.
Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a melhorar ainda mais as suas cotações.
Boa leitura!
A definição de cotação de preço
Ela se trata de um controle e garante segurança e maior efetividade no atingimento de objetivos e metas.
Além disso, uma boa cotação de preços facilita o processo de compras, bem como permite uma análise mais tranquila das melhores condições de pagamento para a empresa.
A importância da cotação de preços
O intuito principal por trás das cotações de preço, é a possibilidade de organizar e padronizar processos.
Dessa forma, a saúde financeira da empresa é mantida, é possível pagar os fornecedores em dia e obter boa lucratividade.
Algumas das principais vantagens, na prática, são:
- Dados mais precisos;
- Processos mais padronizados;
- Facilidade para emissão de cobranças e pagamentos;
- Controle do fluxo de caixa;
- Economia de tempo e recursos financeiros.
Estabeleça processos e padrões
Em qualquer setor e atividade, possuir processos com padrões bem definidos ajudam na organização e na efetividade.
Quando falamos de cotação de preços, a tônica é a mesma. Por isso, é importante seguir à risca cada detalhe estipulado, reduzindo as chances de passar batido por quaisquer etapas.
Além disso, processos bem definidos, permitem com que, toda a equipe compreenda o fluxo do trabalho. Sendo assim, todos estão preparados para ajudar e realizar as atividades referentes à cotação de preços quando necessário.
Negocie sempre!
Uma das melhores práticas em compras é não aceitar o primeiro preço. Desse modo, através de negociações, é possível conseguir preços melhores.
Você pode enviar uma contraproposta ou então, simplesmente, pedir por um preço melhor.
Mas não se esqueça: fundamente o pedido do desconto! Um dos melhores argumentos é a justificativa do volume da compra. Colocar-se como um parceiro, que voltará a fazer negócios, também é interessante.
Analise detalhadamente as cotações recebidas
Peça aos fornecedores que te indiquem a validade de cada cotação enviada. Isso porque, assim, você terá certeza de, por quanto tempo os preços serão válidos.
Desse modo, você pode comprar os produtos dentro do prazo estipulado e já se preparar para eventuais alterações.
Outro ponto importante é o prazo de entrega de cada pedido, pois, é com base nele que a empresa se planejará para garantir os produtos em estoque e, principalmente, nas prateleiras.
Por fim, atente-se às formas de pagamento, e as avalie com cuidado, se adequando ao melhor para a sua empresa. Ou seja, conheça as facilidades que o seu fornecedor pode te oferecer.
Faça um planejamento
Inegavelmente, planejar é o melhor caminho para saber como agir ao longo do caminho. Dessa forma, o planejamento de compras se mostra importantíssimo para ajudar a definir um calendário de cotações.
Sendo assim, os processos acontecem justamente quando devem acontecer, prevenindo atrasos e maiores dores de cabeça.
Planeje também os pagamentos, de modo a evitar que muitos compromissos estejam na mesma data, suavizando as contas a pagar.
Um fornecedor pode ser o suficiente
Ao mesmo tempo que manter mais de um fornecedor para contar com mais opções e incentivar uma competição saudável de preços que, inclusive, beneficia a sua empresa, manter apenas um fornecedor pode ser uma boa estratégia.
Isso porque eles adoram os compradores regulares, que, além de tudo, compram grandes volumes. A tendência, então, é de que esses fornecedores criem condições especiais de preço, oferecendo grandes vantagens.
Use a tecnologia
Os sistemas de gestão são cada vez mais importantes para os setores de compras.
Eles consolidam todas as informações do departamento, criando lastro e promovendo mais transparência e efetividade.
Preço, formas de pagamento, cumprimento de prazos e comentários sobre a qualidade dos produtos adquiridos podem estar por lá. Ou seja, as próximas cotações de preço serão facilitadas.
Vale ressaltar que, para escolher um sistema que realmente ajude, diversos fatores devem ser considerados, principalmente a capacidade de ele te ajudar de forma ampla.
Dessa maneira, o time de compras terá mais autonomia para se preocupar com assuntos mais importantes e a operação pode ser concentrada na tecnologia.
Não pense apenas no preço
Se em alguma negociação o seu fornecedor não quiser baixar o preço, você pode negociar outras coisas, que também podem gerar uma redução de custos.
Alguns exemplos são:
- Desconto na entrada de compras grandes;
- Desconto em compras maiores;
- Entrega sem custo.
Pense no custo-benefício! A qualidade dos produtos faz toda a diferença e, dessa maneira, produtos mais caros acabam oferecendo um rendimento melhor do que outros mais baratos.
Quer ler mais dicas para os profissionais do setor de compras? Então continue no blog da Energy! Veja agora os benefícios da tecnologia para o seu setor de compras!