A comunidade judaica preserva fortemente, até hoje, seus costumes e tradições. E, dentre eles, alguns estão ligados à procedência dos produtos, especialmente quando se trata de alimentos. Por isso, foi criado o Certificado Kosher.
Entenda melhor do que se trata esse certificado, como as empresas podem obtê-lo e como funciona o processo de certificação. Boa leitura!
O certificado Kosher
Ele é um documento, emitido para garantir que os produtos fabricados por uma certa empresa obedeçam as normas específicas que guiam a dieta judaica ortodoxa.
Ele é reconhecido ao redor de todo o mundo, e se tornou sinônimo e referência no controle de qualidade.
A obtenção do Certificado Kosher
Conseguir essa certificação requer um grande esforço da empresa. É necessário colaboração e transparência no compartilhamento de informações. Isso porque a entidade judaica responsável por avaliar os produtos e processos precisa receber todas as informações, de forma justa e honesta.
O processo se dá em duas etapas:
Primeira etapa
É realizada uma pesquisa minuciosa, para levantar os dados sobre os ingredientes que compõem os produtos, como os seus componentes, fluxograma e lista de fornecedores, por exemplo. Além disso, o processo de fabricação empregado também é avaliado (sistema de caldeiras, vapor, planta da fábrica, etc.).
Normalmente, a pesquisa é realizada via fax, fone ou e-mail. Nela, as informações obtidas são documentadas, em caráter sigiloso, pelo chamado “departamento de cashrut“.
É ele o responsável pela pesquisa e, se tudo estiver de acordo, pela emissão do certificado.
Segunda etapa
Em seguida, após a confirmação de que o produto (ou produtos) em questão preenche as normas da dieta Kosher, uma visita de um rabino ortodoxo é agendada. Desse modo, tudo o que é necessário, é avaliado diretamente da fábrica, e assim, o produto pode ser aprovado.
Vale destacar que, sem a avaliação de um rabino ortodoxo, perito no assunto, o Certificado Kosher jamais poderá ser emitido.
A visita
Na visita, o rabino é acompanhado na fábrica por uma pessoa que responda e conheça todos os detalhes no processo de fabricação. Normalmente, esta tarefa é de responsabilidade do gerente de produção ou gerente de qualidade. Além disso, o ideal é que essa pessoa possua uma visão ampla do planejamento estratégico da empresa. No planejamento estratégico estão inclusos itens como: previsão de lançamento de novos produtos e seus prazos, planejamento de testes de outros produtos em determinada linha de produção, se já houve, há ou haverá terceirização de alguns produtos dentro e/ou fora da empresa etc.
Depois da emissão
Depois de a empresa conquistar o Certificado Kosher, os produtos continuam sendo acompanhados periodicamente. Dessa forma, é possível garantir que eles ainda preencham todos os requisitos que os tornam aptos para o recebimento de Certificado Kosher.
Um ponto fundamental que nunca pode ser deixado de lado é a relação de total transparência que precisa ser mantida entre a empresa fabricante e a entidade judaica. Caso existam alterações na composição dos produtos ou em qualquer etapa do seu processo, é preciso comunicar imediatamente o departamento de cashrut responsável.
Quando isso não acontecer, o certificado pode ser anulado.
A validade e abrangência do certificado?
A Certificação Kosher tem validade tanto em território nacional quanto internacional. Sua validade pode ser de até um ano, mas ele pode ser renovado a partir de uma nova visita do rabino à fábrica.
Quanto custa?
Cada certificado é emitido a partir de avaliações e critérios individuais. Portanto, os preços podem variar de acordo com os honorários da entidade judaica que o emitirá. Além disso, os investimentos realizados pela empresa solicitante para se adequar às normas mudam de caso para caso.
Desse modo, não existe um valor definido para precificar a Certificação Kosher. O recomendado é é entrar em contato com a organização escolhida para obter mais informações e detalhes, considerando todas as características únicas de sua empresa.
Segurança alimentar e de negócios
Atualmente, muitas pessoas optaram por consumir somente produtos orgânicos.
No Brasil, aliás, a produção de orgânicos cresceu 300%, entre os anos de 2010 e 2019.
Esses são sinais de que, cada vez mais, o consumidor procura alimentos mais confiáveis, seguros e saudáveis.
No ano de 2019, por exemplo, os brasileiros compraram cerca de 15% a mais de produtos orgânicos em relação ao ano anterior. De acordo com a Organis, a movimentação foi de, aproximadamente, R$ 4,5 bilhões.
E a grande expectativa é de que estes números continuem aumentando.
Sendo assim, tanto para atender a comunidade judaica quanto para garantir produtos de maior qualidade, o Certificado Kosher faz toda a diferença.
Certificado Kosher Energy
Além de certificados relacionados à qualidade e rigorosos processo que garantem a excelência dos produtos e serviços da Energy, a empresa também possui o certificado Kosher.
Ele garante que os alimentos produzidos pela Energy estão de acordo com as leis alimentares judaicas.
Todos os processos da Energy estão em conformidade com os detalhes de cashrut, que por sua vez, deriva de dois livros da Torá, o Levítico e o Deuteronômio.
Acesse o nosso site para conferir nossos produtos!