Uma das mais fortes do mundo, a cultura islâmica preserva rigorosamente seus costumes e ideais. Desse forma, se fez necessário o Certificado Halal, que ajuda os islâmicos a consumirem alimentos de acordo com a sua religião, em um mundo cada vez mais globalizado.
No texto de hoje, você vai conhecer o que é o Certificado Halal, sua importância e os requisitos para obtê-lo.
O que é o Certificado Halal?
O Certificado Halal é um documento, emitido por algum órgão governamental ou instituição certificadora Halal, reconhecida pelos países árabes. Ele é concedido após uma inspeção na empresa produtora da mercadoria, atestando que aquele produto seguiu os preceitos do islamismo.
Etimologia
A palavra Halal significa permitido, lícito, autorizado. Ou seja, aquilo que está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah). É ela que rege os hábitos e a cultura de todo seguidor do Islã.
Desse modo, quando um alimento possui Certificado Halal, ele está garantido de ter sido produzido, em todas as suas etapas, dentro das regras da religião.
Vale ressaltar que, dentre os documentos de exportação, quando o destino é algum país islâmico, o Certificado Halal é um dos mais importantes.
A importância do Certificado Halal
O mercado árabe é um dos principais destinos das exportações brasileiras. No ano de 2018, por exemplo, a Arábia Saudita importou o montante de 482 mil toneladas de carne de frango congelada do Brasil, segundo dados do Trademap (2019).
Desse modo, o país se consolidou como um dos principais destinos da exportação dos frigoríficos brasileiros. Além disso, o Brasil é o principal fornecedor da Arábia Saudita, com uma participação que corresponde a 76% do total das importações do país em 2018. (TRADE MAP, 2019).
Um destino valioso
O Brasil faz negócios com diversos países árabes, como os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Egito e a Argélia.
Justamente por isso, é muito importante para as empresas brasileiras, contarem com o Certificado Halal.
Um público que não para de crescer
Atualmente, a população islâmica no planeta está em torno de 1,6 bilhão de habitantes, cerca de 22% da população mundial. Mas um estudo do Pew Research Center, centro de pesquisa localizado nos Estados Unidos, especialista em estudos de temas de impacto mundial, estima que, nas próximas décadas, o Islamismo contará com aproximadamente 2,8 bilhões de fiéis.
Um mercado muito maior que o mundo árabe
A cultura islâmica não está restrita apenas aos países árabes. Na Europa, por exemplo, existem muitos muçulmanos. Além disso, o maior país islâmico no mundo é a Indonésia, onde cerca de 90% da população é muçulmana.
Sendo assim, é possível afirmar que o mercado de alimentos Halal vai muito além do mundo árabe, e é fundamental que as empresas do ramo alimentício entendam como o Certificado Halal pode abrir portas mundo a fora.
Requisitos para obter o certificado Certificado Halal
O passaporte oficial de alimentos para os países islâmicos é o Certificado Halal. E para obter essa certificação, as empresas são avaliadas por uma instituição avaliadora, em três etapas. Elas visam identificar se os procedimentos exigidos pelo Alcorão são devidamente seguidos ao longo da produção.
Primeira etapa
Tudo começa com a inspeção da matéria-prima usada na fabricação do produto. Uma série de matérias-primas e insumos são considerados ilícitos pela lei islâmica, como os derivados do porco, por exemplo.
O Certificado Halal não é concedido para produtos ou empresas que afetam a saúde humana, prejudicam o solo e comprometem os recursos naturais, ou que utilizam mão de obra escrava ou infantil em sua produção.
Segunda etapa
A transparência da empresa em relação as informações passadas também é avaliada, bem como a sua conduta comercial. Ou seja, como ela procede em suas negociações.
Nos casos de produtos que contam com proteína animal em sua composição, o método de abate é avaliado, devendo seguir os procedimentos específicos.
Além disso, é importante que as empresas que buscam obter o Certificado Halal destinem parte dos seus lucros para instituições filantrópicas, tanto de cunho social quanto de cunho ambiental.
Terceira etapa
Por fim, depois da coleta de todas as informações da empresa que solicitou o certificado, um Comitê de Certificação as avalia.
Depois da aprovação, o certificado é emitido. Suas bases são a legislação nacional e internacional, além do Alcorão.
A certificação no Brasil
No Brasil, existem diversas entidades certificadoras. Dentre elas, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Fambras Halal são as mais importantes.
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é uma associação de comerciantes árabes no Brasil. Por ser membro da União das Câmaras Árabes, a Câmara Árabe é a única representante legítima no Brasil, dos interesses comerciais dos países da Liga dos Estados Árabes.
Certificado Halal Energy
Para garantir um açúcar de qualidade para os países árabes, a Energy obteve o Certificado Halal.
Atualmente, a empresa exporta seu açúcar para países do oriente médio, seguindo estritamente todos os pré-requisitos da cultura islâmica.
Quer conhecer mais sobre o nosso açúcar? Então Entenda as principais diferenças entre o açúcar extra fino e o refinado e o processo de fabricação do açúcar.