Muito se diz sobre a importância das vendas para uma empresa. No entanto, o começo de todo o ciclo se dá em um momento também muito importante: a compra. Normalmente, o responsável por este processo é o profissional de compras, que está alocado no setor de compras.
É através do setor de compras que entram na empresa as matérias que vão servir como base para o que ela venderá futuramente, seja para fabricação ou revenda. E justamente por isso, é fundamental que tudo o que é comprado seja muito bem comprado.
Esse é um fator preponderante para que a venda, ao fim do ciclo, seja boa de fato. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional de compras dentro de uma empresa.
Falando especificamente sobre supermercados, é relevante que os compradores possuam algumas competências específicas para poder desempenhar sua função da melhor forma. Por isso, separamos 5 dicas que podem ajudar no dia a dia do comprador de supermercado.
O profissional de compras precisa ser muito organizado
Organização cai bem em qualquer função e trabalho. No entanto, para o profissional de compras em um supermercado ela é essencial.
Isso porque há uma variedade muito grande de produtos a serem comprados, de diversas marcas, com diferentes fornecedores.
Portanto, manter uma rotina organizada e bem definida é fundamental.
Conhecimento dos produtos e commodities
Para poder obter as melhores negociações e os melhores preços, é importante que o profissional de compras de um supermercado possua conhecimento sobre o que está comprando. Dessa forma, o comprador terá condições de interpretar os riscos e oportunidades referentes aos produtos, estando mais propenso a se aproximar dos melhores negócios possíveis.
Além disso, este conhecimento servirá como base para a interpretação de custo-benefício dos produtos. Isso porque o comprador terá melhor noção da qualidade do que está comprando, analisando se o preço que será pago é ou não compatível com ela.
Aproveitar as negociações
Em um supermercado existem diversos tipos de produtos e fornecedores. No entanto, há casos em que apenas uma empresa fornece grandes quantidades e variedades de produtos, abrindo precedentes para negociações mais interessantes para quem compra.
Portanto, saber aproveitar esta oportunidade com uma capacidade aguçada de negociação e relacionamento pode gerar bons frutos.
Estar sempre antenado
O mundo do comércio possui muitas variáveis. O preço dos produtos pode variar a partir de fatores como secas e pragas, no caso dos agrícolas, por exemplo. Além disso, a valorização ou desvalorização de alguma moeda como o dólar também pode interferir.
Portanto, o comprador de um supermercado deve estar sempre ligado em notícias e tudo o que acontece ao redor, principalmente em questões voltadas para a economia.
Relacionamento é a chave
Já falamos sobre a importância do relacionamento, mas mais voltado para as negociações com fornecedores. No entanto, um bom relacionamento interno também é um diferencial.
O profissional de compras negocia valores e prazo de entrega dos produtos, por exemplo. Portanto, estar alinhado com os profissionais de logística e do financeiro, por exemplo, é fundamental.
Neste texto você pode ver algumas dicas para exercer de forma consistente e eficaz a profissão de comprador dentro de um supermercado. Então aproveite, para obter o máximo de sucesso no seu dia a dia.
Achou este conteúdo interessante? Clique aqui e descubra como obter o melhor fornecedor de açúcar.