Trabalhar com outras empresas pode não ser tarefa fácil. No caso de supermercados, por exemplo, que têm diversos fornecedores, essa função pode se tornar ainda mais complexa.
O mundo dos negócios é feito de relacionamento, além de aspectos também importantes como preços, condições de pagamentos e vários outros.
O relacionamento com fornecedores pode ser preponderante para o sucesso de uma empresa. Isso porque os fornecedores são, tecnicamente, parte integrante do negócio onde estão presentes.
Por isso, separamos 7 dicas para você construir boas relações com seus fornecedores e obter bons negócios e muito sucesso a partir delas.
1. Seja parceiro, tenha parceiros
Construir uma relação clara de parceria com os fornecedores é fundamental. Ao construir esse tipo de laço, o seu fornecedor torna-se um aliado. Sendo assim, os serviços e produtos que ele te vende terão ainda mais qualidade e a possibilidade de colaboração também aumenta.
Para isso, é importante demonstrar na prática todos os benefícios que seu fornecedor terá ao estreitar o relacionamento com a sua empresa.
2. A qualidade paga o preço
Vender produtos de qualidade ao seu consumidor final é essencial. Portanto, se você tem aquele fornecedor de qualidade garantida e que todo mundo gosta, vale a pena ter calma e cuidado ao tentar reduzir custos.
Desse modo, a sua relação com ele se mantém boa, e seus clientes continuam usufruindo de algo de qualidade.
3. Mantenham-se alinhados
Nada melhor do que conhecer a rotina e os processos do seu fornecedor, além de deixar os seus claros também. Dessa forma, haverá um conhecimento mútuo entre as cadeias de suprimento.
Com um alinhamento adequado, você garante um estoque sempre em dia, bons prazos de entrega e qualidade no serviço.
4. As condições são fundamentais
Antes de fechar com um fornecedor, é preciso estudar todas as condições propostas e, obviamente, negociá-las. Ao aceita-las, você se submete a um modelo sugerido por ele.
No entanto, nada impede que ao longo da construção da sua relação com ele você tente renegociar as condições.
5. Mantenha a melhor comunicação possível
Definir os canais por onde a comunicação acontecerá é o primeiro passo para que ela de fato aconteça e seja efetiva.
Portanto, é importante definir um plano de comunicação que deixe claro estes aspectos e que ajude o planejamento a ser realmente produtivo.
6. Defina KPIs
Os KPIs são os Key Performance Indicators, ou seja, indicadores-chave de performance.
Definir KPIs para os seus fornecedores te ajudará a manter maior controle sobre a parte prática do relacionamento. Além disso, eles permitem tomadas de ação mais eficazes e maior controle e visão sobre atingimento de metas.
Compartilhar os KPIs com o seu fornecedor também poderá motiva-lo a melhorar continuamente o serviço de fornecimento.
7. Valorize os bons fornecedores
No mundo corporativo o reconhecimento é um ponto importantíssimo para o sucesso. Não só na relação entre chefe e funcionário, mas também no caso de fornecedores e clientes.
Existem diversos tipos de valorizar seus fornecedores, como brindes, prêmios, indicações e eventualmente novos contratos.
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